terça-feira, 29 de setembro de 2009

SITIO BURITI CRIA SUA ASSOCIAÇÃO


Com o objetivo de unir forças e organizar a população o Bairro Sitio Buriti criou sua associação. É papel da Associação de Moradores reivindicar junto ao Poder Público e Órgãos competentes, os direitos do povo que paga seus impostos e buscar melhorias nas áreas de segurança, transportes, recolha e lixo, postos de saúde, etc.
A AMSBA (Associação de Moradores do Sitio Buriti e Adjacências) tem a seguinte composição:

Presidente – José Maria de Sousa
Vice-Presidente – Fábio Bernardo da Costa
1ª Secretaria – Antonia Geisa Lucas Azevedo
2ª Secretaria – Maria Gleiciane de Sousa
1º Tesoureiro- Julio Lopes de Sá Leitão
2º Tesoureiro – Manoel Carlito Chaves


CONSELHO FISCAL

Presidente- Raimundo Nonato Sobrinho
Secretario – Francisco Gilber de Paulo
Relator - Manoel Eudes de Paulo
1º Suplente – Maria Olivina da Silva
2º Suplente - Maria Marlene Pacheco da Silva
3º Suplente - Manoel Nazareno Silva

Rodovia Granja-Parazinho-Jijoca Está 97% Concluída


O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, investe em infraestrutura turística construindo e qualificando mais de 300 km de estradas do Litoral Leste e do Litoral Oeste. Os recursos, cerca de R$ 200 milhões, são oriundos de várias fontes. Para as obras do Litoral Oeste, os recursos são provenientes do Tesouro do Estado, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nordeste II). Para as obras localizadas no Litoral Leste, os valores são do Ministério do Turismo (MTur) , Tesouro do Estado, por meio do Prodetur Nacional, e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
Ainda no Litoral Oeste, encontram-se em execução os trechos da CE 176 entre Amontada/Aracatiara/Icaraí, e os da CE 085 entre Jijoca/ Parazinho e Parazinho/Granja.
Já concluídos os percursos da CE 085 que ligam os municípios de Barrento à Aracatiara, Aracatiara à Itarema, Itarema à Almofala. Os serviços executados para a construção dessas rodovias incluíram terraplenagem, pavimentação, revestimento asfáltico (TSD), drenagem, serviços auxiliares, conservação, sinalizações horizontais e verticais e proteção ambiental.

FONTE: SETUR/DER

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

HOSPITAL DR. MOURA FERREIRA, 56 ANOS A SERVIÇO DA POPULAÇÃO DO BAIXO ACARAÚ

Hospital Dr.Moura Ferreira

Inaugurado em junho de 1953, o Hospital Dr. Moura Ferreira tem uma trajetória de constantes modernizações que hoje fazem dele uma das mais importantes instituições de saúde na região do Baixo Acaraú.O hospital dispõe hoje de um dos mais modernos centros cirúrgicos da região, onde são feitas diversas intervenções cirúrgicas e varias especialidades de atendimento ambulatorial com apóio diagnostico dos serviços radiológicos, laboratoriais, ultrassonograficos, com 74 leitos nas clinicas médica, cirúrgica, pediátrica e obstétrica. O Deputado Federal Aníbal Gomes, incansável colaborador do Hospital Moura Ferreira, nos últimos anos beneficiou a unidade hospitalar com emendas parlamentares e projetos em investimentos aplicados em equipamentos modernos e instalações físicas. Hospital-Polo de referencia Microrregional nas Clinicas Médicas, Cirúrgica, Pediátrica e Ginecológico-Obstétrica com plantões 24 horas, atendendo os municípios de Itarema, Cruz, Bela Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Morrinhos e Marco.

PLANTÃO DE POLICIA

Drogas

T
rês mulheres são presas em flagrante por trafico de drogas no bairro de pedrinhas em Acaraú. Maria Nasciane de Souza, Joana D’Arc Bernardo Sena e Antonia Edna dos Santos. Com elas a Policia Civil de Acaraú apreendeu 180 pedras de crake, uma balança de precisão e 1.200 reais. As três foram autuadas no art. 33 da lei 11.343 e estão presas na cadeia publica de Acaraú aguardando transferência para o presidio feminino Auri Moura Costa em Fortaleza.

Acidente

Um homem identificado por Carlos Teotônio, comerciante de carne no mercado publico de Acaraú, foi vitima de um acidente de carro ocorrido na madrugada de sábado para domingo nas imediações do bairro da bailarina. O comerciante se encontra na Santa Casa de Sobral com suspeitas de paralisia dos membros inferiores.


Tiros

Neste domingo na Localidade de Córrego de Ana Veríssimo em Acaraú, um homem identificado como Leandro, vitimou a bala Valmir Antônio dos Santos. A vitima deu entrada no hospital Dr. Moura Ferreira foi transferido para a Santa Casa de Sobral.

Envenenamento

Deu entrada nesse fim de semana no Hospital Dr. Moura Ferreira por envenenamento, Jeová Araujo residente na Localidade de espraiado, que foi transferido para a Santa Casa de Sobral. Ainda não se sabe o que levou a vitima a praticar esse ato tresloucado.

Fonte: Repórter Abelardo Martins.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Criação de Municípios

- Pelo que está proposto só poderá se transformar em município, dentre outros critérios, distritos que tiverem quantidade de habitantes correspondente a 1% (ou mais) da população do Ceará – o que representa 8.548 pessoas.

- Além disso, também é necessário comprovar eleitorado superior a 40% de sua população; ter centro urbano constituído e ter equipamentos sociais e de infraestrutura (posto de saúde, posto policial, sistema de telefonia pública etc), dentre outras regras

Distritos que, sozinhos, podem ser transformados em município, de acordo com os critérios de população: Aranaú (Acaraú), Caponga (Cascavel), Jurema (Caucaia), Pessoa Anta (Granja), Lima Campos (Icó) Almofala (Itarema), Antônio Diogo (Redenção), Pecém (São Gonçalo do Amarante), Canaan (Trairi), Pajuçara (Maracanaú), Jamacarú (Missão Velha) e Aruaru (Morada Nova).

- Distritos que, juntos, propuseram emancipação e atingiram o mínimo de habitantes exigido: Icaraí, Moitas, Mosquito e Sabiaguaba (Amontada); Jacaúna, Patacas e Tapera (Aquiraz); Parajuru e Paripueira (Beberibe); Várzea dos Espinhos, Martinslândia e Mucambo (Guaraciaba do Norte); Matriz, Nova Fátima, São José das Lontras, Alazans e América (Ipueiras); Iratinga, Aguaí, Serrote do Meio, Pitombeiras e São Tomé (Itapajé); São Pedro, Canafistula e Mel (Jucás); São Miguel e Manituba (Quixeramobim); Lisieux, Malhada Grande, Macaraú e Trapiá (Santa Quitéria); Aracatiaçu e Taperuaba (Sobral).

- Distritos com proposta de emancipação, mas que não atingem o número mínimo de moradores: Santa Felícia e Santo Antônio (Acopiara); Trussu e São Paulinho (Acopiara); Guanacés (Cascavel); Ponta da Serra (Crato); José de Alencar (Iguatu); Deserto (Itapipoca); Assunção (Itapipoca); Feiticeiro (Jaguaribe); Itapebussu, Antônio Marques e Lagoa do Juvenal (Maranguape); Amanari e Lagoa do Amanari (Maranguape); Mineirolândia (Pedra Branca); Lagoinha (Quixeré); Flores (Russas); Santa Tereza e Trici (Tauá); Mundaú (Trairi).

- Os últimos distritos cearenses transformados em município foram: Itaitinga, Jijoca de Jericoacoara e Choró (todos em 1992) e Fortim (1993).

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Bandidos assaltam topic em Itarema e obrigam passageiros a ficarem nus

Na última quarta-feira (23), por volta das 13 horas, uma topic foi assaltada na estrada que dá acesso ao município de Itarema, na região de Acaraú. Quatro homens armados entraram na van se passando por passageiros, quando anunciaram o assalto.

Os bandidos exigiram que os ocupantes do veículo tirassem as roupas, para fazer um "limpa" nos pertences. Um dos passageiros, José Albanei, de 28 anos, se recusou a tirar as vestes e reagiu. Ele foi atingido com um tiro na coxa e em seguida os assaltantes fugiram levando o material roubado.

Nesta quinta-feira, José Albanei foi transferido ao Instituto Doutor José Frota, onde não corre risco de morte.

SOBRAL DEVERÁ GANHAR UMA DELEGACIA DE POLÍCIA FEDERAL


O município de Sobral (Zona Norte do Ceará) deverá ganhar uma delegacia da Polícia Federal. O assunto foi discutido, entre membros do Ministério Público Federal e a Superintendência da Polícia Federal durante encontro Fortaleza.
Há uma ação civil pública ajuizada pelo procurador da República Ricardo de Magalhães Mendonça nesse sentido. A Justiça Federal determinou uma audiência de conciliação para 20 de outubro deste ano, visando a agilidade na instalação da delegacia da PF em Sobral.
O procurador Ricardo de Magalhães Mendonça relata uma série de dificuldades enfrentadas pela ausência de uma unidade policial mais ampla. Só no ano passado, Justiça Federal em Sobral instaurou mais de 900 inquéritos policiais.
Nesse município, opera um posto da Polícia Federal que conta com apenas um delegado federal, o que traz prejuízo às diligências realizadas pela unidade.
Nesse município, opera um posto da Polícia Federal que conta com apenas um delegado federal, o que traz prejuízo às diligências realizadas pela unidade.

Fonte: Blog do O Povo

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Titular da Denarc e mais dois são exonerados

O delegado César Wagner, titular da Delegacia de Narcóticos (Denarc), a delegada Ana Lúcia do 8º Distrito Policial e o delegado Romero Almeida, da Delegacia de Maracanaú, foram exonerados dos cargos nesta quarta-feira (23).

A ordem veio da Secretaria de Segurança Pública do Ceará que recebeu da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) uma representação, alegando que os delegados não estariam respeitando o direito de uso de imagem dos presos.

A Festa foi uma feeeeeeesta!


A festa do padroeiro da Área Pastoral de Caiçara (Cruz) foi um sucesso, tanto na parte espiritual como na social. Com equipes formadas por pessoas muito dedicadas tudo funcionou dentro do programado.
Este ano a temática - Catequese: anúncio de Cristo, missão de todos nós, chamou a atenção dos fiés para a missão de todos batizados e para a importância da catequese na família e na caminhada da Igreja.
A festa teve seu início no dia 10 e contou com a presença de Pe. Assis Rocha e Pe. Gonçalo Pinho, os dois de Sobral; Pe. João Vasconcelos, de Bela Cruz; Pe. Tomé, de Santana do Acaraú; Pe. Lindomar, de Jijoca; Pe. Agnaldo, que estuda em Roma e está de férias no Brasil; Pe. Valdery, de Cruz e Pe. Mailson, da própria Área Pastoral. Cada noitário contou com a participação das pastorais, de comunidades das paróquias vizinhas e da banda da Comunidade Rainha da Paz.
A barraca da festa foi o ponto de encontro das famílias e dos amigos, onde todos se confraternizaram todas as noites logo após a novena. Filhos de Caiçara que moram em Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e em outras cidades marcaram presença. A coordenação da festa promoveu um bazar, alguns bingos e serestas para aumentar a arrecadação, que neste ano é dedicada ao pagamento do carro comprado para a Área Pastoral.
A festa foi encerrada no domingo dia 20 com uma procissão com imagem de São Francisco pelas principais ruas da comunidade e com o "arreamento" da bandeira do santo. No final todos que se confraternizaram com um abraço de "boa missão", um momento de grande emoção para todos.

"...venha ficar bem pertinho de nós, vamos a Deus elevar nossa voz e que não se acabe a alegria se festa acabar..."
Fonte:caiçara online

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Comarca de Acaraú é destaque na semana da conciliação.

A Semana da Conciliação registra bons resultados no Interior - Em dois dias, as comarcas dos municípios já registram bons índices de acordos na Semana Nacional da Conciliação. A Vara Única da Comarca de Redenção realizou 18 audiências conciliatórias, e destas, 13 terminaram em acordo entre as partes (72,2% de sucesso). Os bons números também se refletem na Vara Única da Comarca de Acaraú, com 22 audiências e 11 acordos (50%). Já a Vara Única da Comarca de Beberibe registrou 100% de eficiência até o momento: sete acordos em sete audiências. Nos dois primeiros dias de conciliação, 60 unidades judiciárias do Interior alimentaram o sistema de dados do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). O corregedor-geral da Justiça, desembargador João Byron Figueirêdo Frota solicitou o empenho das serventias espalhadas nos demais municípios do Estado. A Semana da Conciliação prossegue até esta sexta-feira.

BLOGGER- O nosso obrigado ao blog jacomunicação & divulgação pela liberação das materias.

ACARAÚ: Trânsito da cidade é um dois piores do estado.

Não adianta criar, se na prática não funciona. Dos 184 municípios do Ceará, apenas 46 têm um órgão próprio responsável por organizar o trânsito. "Como não há uma penalidade, vários municípios brasileiros desconsideraram essa obrigação", inclusive Acaraú.

Mesmo com as blitz, realizadas uma vez ou outra pelo DETRAN-CE e CPRV em nosso município, é freqüente presenciarmos pessoas dirigindo veículos de quatro e duas rodas sem habilitação, sem equipamentos de segurança, embriagadas, em alta velocidade, desrespeitando sinais e muitas outras irregularidades.


Nas rodovias e nas ruas, é evidente o flagrante de insegurança no trânsito no município de Acaraú. Crianças guiando motos nas ruas, uma família inteira numa mesma moto, carrocerias lotadas por pessoas e carga, falta do uso de capacetes, carros estacionados irregular, caminhões de bebidas e alimentos parados no meio da avenida "inclusive na contra mão" para descarregar mercadorias e muito mais são casos freqüentes.

A desobediência as leis de trânsito em Acaraú é tão grande que por freqüência ocorre acidentes envolvendo carros e principalmente motocicletas. O maior problema é a falta do uso do capacete, o consumo de bebidas e alta velocidade.
Em um dos dias da semana mais movimentada em Acaraú, na sexta feira “dia de feira livre”, o trânsito de Acaraú se torna um caos, com riscos de vários acidentes, pois a movimentação de pedestres é muito alta e a irresponsabilidade de motoristas e motoqueiros é enorme! Os carros e motos não respeitam o único semáforo da cidade, faixas de pedestre aqui é como se não existisse, calçadas servem de estacionamento para motos, o que acaba prejudicando os pedestres e causando acidentes.

A fiscalização não acompanha a crescente desobediência no trânsito, e é com urgência que Acaraú necessita de um orgão para comandar o trânsito na cidade.










fonte:JAcomunicação & Divulgação

terça-feira, 15 de setembro de 2009

PREFEITO DE CARIRÉ FECHA COM O DEP. ANÍBAL GOMES



O prefeito de Cariré Antônio Martins-PRB, em conversa com a imprensa, anunciou que fechou acordo político com o deputado federal, Aníbal Ferreira Gomes-PMDB, para ser votado no município. Antônio Martins descartou qualquer possibilidade em votar no pré-candidato de seu partido Oman Carneiro, que está colocando o seu nome para deputado federal. Antônio Martins disse também, que ainda não fechou com nenhum deputado estadual, e nestes próximos dias estará conversando com o deputado estadual, Ivo Gomes, e dependendo da conversa poderá apoiá-lo para a deputança.

VAQUEJADA DE ACARAÚ

Está confirmada, a 3ª Vaquejada Pé de Mourão irá acontecer nos dias 16,17 e 18 de Outubro no Parque de Vaquejada Manoel Duca da Silveira. Ás inscrições estão abertas, a premiação será de 10 mil reais, sendo 5.000,00 para o amador e 5.000.00 para o profissional.
A agitação fica por conta das bandas Taty Girl & Forró Adoro, Forró Real, Nildinha & Amor Cearense, Forró Estourado, Forró Massa, Forró na Boa dentre outras bandas locais.A expectativa dos organizadores é que sejam vendidos antecipadamente 5.000,00 Ingressos.
A realização do evento é feita por Duquinha, André Barroso e Otavinho.
Maiores informações pelos fones : (088) 9603 0943 ou (088) 9951 6655.


Fonte:Blog do Erasmo Andadrde

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Carro Cai Dentro do Açude de Parazinho

Na tarde deste domingo (13), por volta das 15:10hs, uma caminhonete D-20 preta acabou caindo nas águas do Açude de Parazinho. O veículo vinha trafegando sobre a Parede do Açude (entenda como barragem), rua que fica em local de risco pois não há para qualquer tipo de proteção tanto para os pedestres como para veículos que passam por lá. De um lado há o açude e do outro um abismo de uns 20mts.
O condutor, segundo informações, estava alcoolizado e vinha no sentido Minhocão – Centro, quando perdeu o controle e caiu exatamente no meio da barragem. O veículo ficou submerso completamente mas o motorista conseguiu sair a tempo com algumas escoriações.

Logo vários moradores, ouvindo o barulho, correram para ajudar. Passado poucos minutos a rua já estava repleta de curiosos e de pessoas que conseguiram materiais para regatar o carro: cordas, madeiras, um caminhão para “rebocar” o carro para a margem e até bote e caiaque apareceram por lá. O carro foi retirado com a ajuda de vários homens ao lado do Clube Minhocão (início da Parede).
Infelizmente, não é a primeira vez que isso ocorre por aqui. Já há vários outros antecedentes que contam com carros, motos, ciclistas e até pedestres que acabaram caindo da Parede do Açude. Já houve até incidentes onde um veículo caiu do lado do abismo (vazante) e um outro em que o ônibus dos estudantes ficou pendurado por apenas três rodas.
Agora perguntamos: “-Senhores e senhoras autoridades do Município de Granja, já não está na hora de colocarem uma MURETA DE PROTEÇÃO nas laterais desta rua???”


Fonte:parazinet

CÂMARA EM AÇÃO

Em sua ultima sessão realizada no dia 11/09/ a câmara municipal de Acaraú aprovou o projeto de lei que trata da concessão de subvenção financeira a SAPAMI – Sociedade Acarauense de Proteção e Assistência a Maternidade e a Infância, no valor de R$26.000,00 (vinte e seis mil reais ), mensais, ficando a entidade beneficiária obrigada a prestar contas dos recursos recebidos, sempre até o dia 30 (trinta) do mês subseqüente aquele cuja referência foi realizada a transferência.
SALA DO EMPREENDEDOR
A
través da resolução Nº 002/2009 foi criada a Sala do Empreendedor que funcionará sob a coordenação da Presidência da Câmara Municipal. A Sala do Empreendedor terá entre suas atribuições proceder atendimento para informações sobre assuntos relacionados ao exercício da atividade; manter banco de dados sobre as informações que facilitem o pleno exercício dos direitos e deveres do empreendedor; no desempenho de suas funções, a Sala do Empreendedor poderá estabelecer, através da Câmara Municipal, convênios de cooperação técnica com órgãos e entidades relacionadas ao empreendedorismo.
ATUAÇÃO PARLAMENTAR
Foi aprovado projeto de autoria do vereador Paulo Maria Silveira (PHS), que concede Título de Cidadã Acarauense a Sra. KETYA DANTAS MARTINS, por relevantes serviços prestados a Acaraú desde 1987.
O vereador Raimundo Euder (Nem) (PSDB) teve aprovado projeto de sua autoria que denomina de Rua Maria Catarina Lopes Altino (Lica) a Rua SDO 190 no Bairro de Piranhas, Rua Geraldo Marques da Penha a Rua SDO 191 no Bairro de Piranhas e Rua Edmilson Marques de Freitas a Rua SDO 192 no Bairro de Piranhas.
Aprovado também requerimento do vereador Colombo (PMDB) que solicita ao Prefeito Municipal, através da Secretaria de Infra-estrutura, a recuperação do trecho do rio de acesso ao Porto da Marambaia (Aranaú).
Ao usar a tribuna o vereador Paulo Andrade(PMDB) chamou a atenção da administração para os gastos com pessoal, que segundo relatório do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), em confronto com a receita corrente líquida já chega a 129%, onde só é permitido por lei 54%. O vereador usou como exemplos o gabinete do prefeito que com 133 funcionários teve um gasto de R$ 260.000,37; Secretaria do Meio Ambiente, 13 funcionários gastou R$ 37.500,06.Os valores são acumulados do período de Janeiro a Abril.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

BEZERRA NASCE COM DUA CABEÇAS.

Bezerra com duas cabeças


Você pode até não acreditar, mas, no Assentamento São José, em Bela Cruz-CE, uma vaca pariu uma bezerra com duas cabeças, isto mesmo, duas cabeças. A foto foi batida pelo vaqueiro Paulo Brandão, de Caiçara.
Fonte: Caiçaraonline.

DEU NO PROGRAMA DO MAURICIO

O Radialista Maurício Otonni denunciou em seu programa É Hora de Noticias na Rádio Difusora AM de Acaraú, que tem recebido por parte dos educadores da EJA, reclamações de atrasos em seus salários. Segundo informou, os professores da EJA não receberam os vencimentos dos meses de Julho, Agosto e Setembro. O Comunicador disse ainda que outra categoria que reclama de atraso em seus salários e melhorias das condições de serviços é a de Garis. Maurício pediu também providências maiores por parte das autoridades do sentido de coibir o trafico de drogas no município que, segundo ele, vem transformando a juventude em viciados, causando transtornos na sociedade e danos nas famílias, deixando-as apreensivas e impotentes diante da disseminação das drogas, principalmente o craque. O Programa vai ao ar de segunda a sexta das 6:00h às 7:00h e das 11:30h às 12:00h, na Difusora AM 1100Khz.

COPA VALE COMEÇA EM OUTUBRO

A Comissão Executiva e o Conselho Arbitral, formado pelos representantes das equipes dos municípios de Santana do Acaraú, Morrinhos, Marco, Bela Cruz, Cruz, jijoca de Jriocoacoara, Acaraú e Itarema, reunidos, marcaram para Outbro o inicio da Copa Vale Acaraú. Em reunião reallizada no auditório da Câmara Municipal de Cruz foi feito também o sorteio das chaves da competição que este ano contará com a participação de dez equipes. O time de Itarema por ter sido o campeão da ultima competição e o representante de Cruz, cidade anfitriã, foram escolhidos para as cabeças de chaves.
Chave A :Itarema, Sitio Alegre (Morrinhos), Seleção de Marco, Ruah (Marco), e Acaraú.
Chave B :Brasiliense (Cruz), Flamengo (Aranaú), Seleção Santanense, Grêmio (Jijoca) e Seleção de Bela Cruz.
O jogo inaugural marcado para o dia 18 de Outubro já trás o primeiro clássico do campeonato: Itarema X Acaraú. O torcedor da região está empolgado com a tradicional competição que será disputada no moderno estádio Munizão em Cruz.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ENERGIA RENOVÁVEL: Acaraú contará com 2 usinas eólicas



Aos poucos, o Ceará vai consolidando uma nova matriz energética: a eólica, limpa, ainda mais cara que as demais fontes, mas sustentável e capaz de suprir a própria demanda interna, atualmente da ordem de 1,2 milhão de Megawatts/hora (MW). Atualmente, o Estado já conta com dez parques eólicos distribuídos no litoral cearense, com capacidade de geração de 283,3 MW de energia, incluindo-se, os 104,4 MW que entram no sistema, a partir de amanhã, com a inauguração, às 13 horas, da usina de Formosa, pelo grupo Siif Énergies do Brasil, em Camocim, no litoral Oeste .

Com mais esta usina, a terceira do grupo no Ceará, a potência instalada do Estado será suficiente para atender a 18% da demanda, o equivalente a uma população de 1,65 milhão de habitantes. "Em setembro, estaremos inaugurando a usina de Icaraí de Amontada, com capacidade instalada de 54 MW", antecipa o diretor presidente da Siif Énergies, Marcelo Picchi.

Além destes, outros cinco parques eólicos, sendo dois da empresa Argentina Impsa, em Acaraú, e três, da brasileira Bons Ventos, em Aracati; estão previstos para serem inaugurados no Ceará, até dezembro de 2010. Até lá, 500 MW de energia eólica deverão estar interligados ao sistema elétrico nacional, conforme prevê a Medida Provisória (MP) 450, que alterou a data limite de geração das empresas contempladas pelo programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa), do Ministério das Minas e Energia (MME). "Nossa previsão era inaugurar a usina de Icaraizinho, no município de Amontada, somente em novembro, mas conseguimos antecipar para setembro", assegurou o diretor da Siif, ao anunciar investimentos de R$ 260 milhões, no novo parque eólico.
Problemas Ambientais



Além da falta de linhas de transmissão interligando as usinas às subestações da Chesf ou da Coelce, problemas com registros ambientais, de demarcação de áreas, entraves na liberação de financiamentos e até mesmo para encontrar grandes terrenos livres, são algumas das dificuldades encontrada, que justificariam atrasos na instalação de algumas usinas no Estado.

"A exigência de 60% de nacionalização dos equipamentos foi outra dificuldade", atesta Picchi, que às 11 horas de hoje, concede entrevista coletiva à imprensa para falar sobre as novas
Blog do Erasmo Andrade

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

HOMEM MORRE EM MOTEL

João Batista de Vasconcelos, açougueiro, natural de Bela Cruz, 54 anos, faleceu ontem (08/09) dentro do motel corpo a corpo, em Bela Cruz. Segundo a policia apurou, João Batista entrou no motel acompanhado de uma mulher por volta das 13:20h e às 15:40h a mulher saiu dizendo que seu companheiro de quarto havia falecido, o porteiro do estabelecimento, José Roberto de Freitas, foi até a suíte e encontrou João Batista já sem vida na cama. A Delegacia Regional de Acaraú está investigando o caso e aguarda o resultado do exame cadavérico para saber a causa mortis, provavelmente enfarte.

ITAREMA
Foi encontrado na localidade de Panam/Almofala/Itarema, o corpo do agricultor Fagner Batista Alves, 21 anos, natural de Maracanaú. Fagner estava desaparecido há vinte dias, seus familiares então encontraram nesta terça-feira(08/09) seu chinelo sujo de sangue e em seguida uma cova rasa onde estava o corpo. Os elementos conhecidos por Franciscão, Cesar Freitas e TIM são os principais suspeito da morte de Fagner, a policia ira ouvi-los e dará prosseguimento as investigações.

MORRINHOS

A policia de Morrinhos prendeu Inácio José de Freitas por trafico de drogas. Inácio foi levar uma garrafa de café para o preso conhecido por Novinho, naquela unidade policial, quando na hora da vistoria a policia encontrou na tampa e no fundo da garrafa um quantidade de maconha e deu voz de prisão a Inácio que correu, mas foi capturado em seguida pelos soldados Cavalcante e Tavares. Conduzido para a Delegacia Regional de Acaraú, ele foi ouvido pelo Delegado Dr. Flavio Novaes e autuado em flagrante.

Abelardo Martins para o blog do Juca Branco.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

UNICEF



PROTEGER-SE DO HIV/AIDS

A Sidrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) propagou-se pelo mundo através da relação sexual, transmissão de sangue e compartilhamento de seringas, no caso do uso de drogas injetáveis.
Uma quarta forma causa preocupação por por contaminar crianças : a transmissão vertical, que passa da mãe para o filho.
Essa preocupação decorre do fato da feminização da doença. Enquanto no inicio dos anos 80 a proporção era de uma mulher infectada para cada 25 homens, no inicio do século XXI a proporção passou de 1 para 2, ou seja, uma mulher contaminada para cada dois homens com o vírus.
O crescimento do HIV/Aids entre as mulheres deve-se a vários fatores, entre os quais a questão cultural é predominante: apesar de ter conhecimento sobre as formas de prevenção, a maioria das mulheres não utiliza o preservativo por solicitação do parceiro. No Nordeste, apenas 2,3% das mulhees sexualmente ativas afirmam usar o preservativo. Isso, associado à pauperirização da doença,demonstra a vulnerabilidade existente.

Fiscalização da pesca ilegal ganha nova aliada no Ceará


Não existe desenvolvimento sustentável da pesca sem normatização, participação dos pescadores e sem o governo fazer sua parte, com fiscalização efetiva”. Para contribuir nessa tarefa, descrita pelo ministro de Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolim, o Governo Federal entregou, na manhã desta terça-feira (8), uma lancha patrulha ao Governo do Estado do Ceará, em meio às atividades da 6ª Semana do Peixe, que seguirá até o próximo dia 15.

Com a solenidade nas Docas, o equipamento, no valor de R$ 1,3 milhão, vem se juntar às duas lanchas e um barco, no momento em reforma, que o Instituto Brasileiro de Recursos Renováveis (Ibama) possui hoje para fazer a fiscalização nos 573 quilômetros do litoral cearense. O novo aparelho, produzido em Santa Catarina, será dirigido pelo Comando da Polícia do Meio Ambiente (CPMA), em parceria com o órgão federal.
Diário do Nordeste.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

UNICEF



CRESCER SEM VIOLÊNCIA
A cada semana os jornais destacam noticias sobre adolescentes e jovens como autores ou vitimas de atos violentos, sobretudo nas periferias dos grandes centros urbanos. O fenômeno atinge, em sua maioria, pessoas do sexo masculino, pobres e negros.
A questão da violência não deve ser vista apenas como um delito praticado por uma pessoa contra outra. Está associada a problemas como a má distribuição de renda, a dificuldade de acesso à educação e saúde de qualidade, a ausência de lazer, enfim, a alta de oportunidades que promovam o desenvolvimento humano.
Historicamente esquecidos pelas políticas públicas, o aumento do número de adolescentes e jovens provocou uma pressão nos governos, mostrando a necessidade de implementação de políticas públicas eficientes para atender a demanda social neste segmento.

FESTIVAL DE CARCINICULTURA EM ACARAÚ

Visando o incentivo da carcinicultura (criação de camarão em cativeiro), será realizado, na região da Costa Negra, de 26 a 29 de novembro, o I Festival Internacional do Camarão Costa Negra e o I Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste.
O cultivo do camarão vem se destacando no setor pesqueiro mundial por proporcionar inclusão social, através da criação de oportunidade para micro e pequenos empreendedores e da geração de emprego e renda. No litoral nordestino, estão os maiores pólos de produção de camarões em cativeiro. Com sua primeira edição sediada na região da Costa Negra ( a 250 km de Fortaleza, a região engloba os municípios de Itarema, Acaraú e Cruz), o festival tem como objetivo geral proporcionar a interação, o aprendizado e a difusão de inovações tecnológicas visando a sustentabilidade, socioeconômica e ambiental da região.
Tendo como público-alvo engenheiros de pesca, empresários, professores, pesquisadores, e profissionais ligados ao segmento; o evento se realizará na fazenda Cacimbas, em Acaraú.O festival contará ainda com a presença de chef de cinco países, como França e Espanha, com especialidade em frutos do mar, com camarão, e vão dar um atestado junto ai INPI sobre o camarão Costa Negra, pois existem alguns diferenciais quanto aos outros camarões, como o alto teor de potássio.
Pra maiores informações sobre o festival ligar para (85) 3433 7684.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

UNICEF



SOBREVIVER E SE DESENVOLVER
Todos temos direito à vida e a vivê-la com dignidade. Esta premissa, que remete a um dos princípios fundamentais da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é ressaltada na Constituição Brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Como “pessoa em situação peculiar de desenvolvimento”, a criança e o adolescente devem receber cuidados e proteção, buscando a garantia do seu desenvolvimento integral. Os seis primeiros anos de vida de uma pessoa são fundamentais para todo o resto da sua existência, pois é nesse período que se formam as ligações nervosas no cérebro, responsáveis pelo desenvolvimento físico e mental.Assim, devem ser priorizadas políticas públicas de combate à mortalidade infantil, à desnutrição, acesso ao pré-natal, garantia do registro civil, serviço de saúde e de educação de qualidade, entre outras ações.

COPA VALE 2009


A comissão organizadora da copa vale 2009 esteve reunida ontem no auditório do centro administrativo da cidade de Cruz com representantes das equipes que irão participar da edição deste ano da competição esportiva de maior relevância do Vale Acarau. Foram discutidos com as equipes o numero de jogadores de fora dos municípios participantes e outros pontos de interesse dos competidores, ficando já agendado para a próxima quarta-feira dia 09 de setembro outra reunião para a formulação do regulamento e tabela. Estiveram presentes delegações dos municípios de Cruz, Acarau´, Bela Cruz, Marco, Jijoca, Morrinhos e Itarema. A comissão executiva que dirigirá a Copa Vale é formada pelo Secretario de Esportes de Cruz Marcio Brandão, presidente da liga Cruzense Batista Vasconcelos, Vereador Paulo Andrade, Radialistas Bureta e Juca Branco, tendo como diretor de arbitragem Ernandes. A Competição terá como sede o Município de Cruz e os jogos serão disputados no estádio Munizão.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

UNICEF



Dando prosseguimento as metas trabalhadas pelo o UNICEF, divulgaremos hoje mais uma.



APRENDER


Aprender é um direito humano. Muito mais do que uma frase, essa é uma constatação.
Sem ensino de qualidade, compromete-se o desenvolvimento humano e, conseqüentemente, o desenvolvimento sustentável dos municípios.
Nos últimos anos os governantes conseguiram ampliar o acesso das crianças à. escola, sobretudo no Ensino Fundamental. Agora, o grande desafio é elevar a qualidade da Educação Pública, promovendo aprendizagens significativas.
Com uma taxa de matrícula no Ensino Fundamental de 98%, o Brasil ainda tem 800 mil crianças de 7 a 14 anos de idade fora da escola, dos quais 500 mil são negras. No Nordeste, apenas 40% das crianças terminam o Ensino Fundamental. Com a implementação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), espera-se qualificar o ensino fundamental e melhorar o acesso na Educação Infantil e no Ensino Médio.
A aprendizagem acontece quando a educação oferecida às crianças e aos adolescentes é baseada em práticas pedagógicas integralizadoras, criativas e contextualizadas, na valorização do professor e na gestão democrática, estimulando sempre a participação das crianças, dos adolescentes e sua famílias no cotidiano da escola.

JERI TERÁ ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO



A vila dos pescadores de Jijoca de Jericoacoara, um dos destinos turísticos mais visitados do Estado, receberá sistema de esgotamento sanitário no próximo mês. O anúncio foi feito pela chefe da Coordenadoria Florestal (Coflo), Rosemary Felício, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em reunião com representantes da comunidade da vila dos pescadores de Jijoca de Jericoacoara, no último sábado, 29. Durante o encontro, a comunidade de Jericoacoara expôs os problemas que prejudicam a moradia e o turismo no local. Segundo Sérgio Araripe, supervisor de obras da Companhia de Água e Esgotos do Ceará (Cagece), o sistema de tratamento de esgoto será composto por duas estações. Cerca de 78% da obra já foi executado. O valor total do empreendimento é de R$ 2,82 milhões, provenientes do programa Pró-Saneamento III. Está prevista a construção de 778 ligações prediais que vão atender a 3.157 habitantes. A rede coletora, que tem 12.669 metros, já está pronta. Atualmente em Jericoacoara os dejetos são despejados em fossas, de acordo com Araripe. Para Nadia Polimeni, artista plástica argentina que vive em Jericoacoara há quatro anos, o lixo espalhado pelas ruas é um dos principais problemas da vila dos pescadores e é agravado com os animais soltos no local.


O povo

terça-feira, 1 de setembro de 2009

UNICEF

Por fazer parte da rede de radialistas pela infância recebemos do UNICEF informações das áreas de atuação daquele órgão no Brasil e repassaremos para os nossos leitores.

PRIORIDADE ABSOLUTA

A Constituição de 1988 e, posteriormente, o Estatuto da Criança e do Adolescente, inauguraram o paradigma de prioridade absoluta. Que tem como meta o melhor interesse da criança e do adolescente, considerando a sua condição de “pessoa em situação peculiar de desenvolvimento”.
Na prática, o cumprimento desse princípio pode ser observado a partir do Sistema de Garantias de Direitos, que engloba ações articuladas de proteção, defesa e controle social das políticas públicas. Prevista no Art. 227 da Constituição e Art. 4º do ECA, a garantia de prioridade absoluta compreende:
a) Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
b) Precedência do atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
c) Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
d) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.