terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ministro do Desenvolvimento Agrário,Cassel discute lei da merenda em Acaraú

Garantir que 30% da merenda escolar seja oriunda da agricultura familiar (Lei 11.947). Com esse e outros intuitos, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, participa amanhã, em Acaraú, da abertura do Seminário “Da Roça para a Escola, 30% da merenda escolar”. Com o apoio do Centro de Estudo e Apoio ao Trabalhador e Trabalhadora (CEAT), o evento tem como objetivo tentar melhorar consideravelmente a qualidade da merenda escolar, gerar mais trabalho e renda e resultados positivos para as administrações municipais.

Acaraú recebe I Festival Internacional do Camarão


"Para provar que é no Ceará onde se produz o melhor camarão do mundo, carcinicultores dos municípios de Acaraú, Itarema e Cruz, das fazendas de camarão da região da Costa Negra, no litoral Oeste do Estado, realizarão de 26 a 29 de novembro o I Festival Internacional do Camarão e o I Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura no Litoral Oeste. Com o objetivo de incentivar a produção, discutir e viabilizar o aumento de exportações do crustáceo, o Festival promoverá cursos, oficinas de capacitação, workshops, palestras, mesas redondas, festival gastronômico e shows. Já o I Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste trará como tema “A Cadeia Produtiva do Camarão Cultivado: Inovação, Meio Ambiente e Competitividade, visando a sustentabilidade do setor”. O evento será realizado na Fazenda Cacimbas, localizada na Costa Negra, a 250 km de Fortaleza, e reunirá produtores, técnicos, empresários e chefs de cozinha nacionais e internacionais que irão levar ao público o que de melhor pode ser feito na culinária mundial com o camarão."

Fonte:Aline Romero - AD2M Comunicação

PLANTÃO DE POLICIA


Foi preso na localidade de Cajueirinho/Cruz, Francisco Chagas Monteiro (Rochão) por tráfico de drogas. O Sargento Gomes e os policiais Cesário e Braga, encontraram com o traficante 25 gramas de maconha, 3 gramas de crake e 5 gramas de cocaína, alem de uma moto, um computador e dois aparelhos celulares,todos produtos de furto. Rochão está preso na cadeia pública de Acaraú.


Informações de Abelardo Martins.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Produtos apreendidos pela Vigilância Sanitária em Cruz

Vigilância Sanitária é um conjunto de medidas que têm como objetivo elaborar, controlar e fiscalizar o cumprimento de normas e padrões de interesse sanitário. Estas medidas se aplicam a medicamentos e correspondentes, cosméticos, alimentos, saneantes e equipamentos e serviços de assistência à saúde. As normas da Vigilância Sanitária também se referem a outras substâncias, materiais, serviços ou situações que possam, mesmo potencialmente, representar risco à saúde coletiva da população.

Assim como de costume, técnicos da Vigilância Sanitária estiveram em ação nos comércios do município de Cruz inspecionando e apreendendo produtos com prazo de validade expirado ou sem condições sanitárias de consumo.

De acordo com Douglas Carpegiany, coordenador de Vigilância Sanitária do município, há 175 estabelecimentos cadastrados na Vigilância Sanitária, onde todos foram inspecionados no início do ano e estão sendo reinspecionados novamente, verificando as condições higiênicas e sanitárias, produtos com prazo de validade vencidos e a presença ou não do alvará sanitário referente a VISA.

A Vigilância Sanitária alerta para que os consumidores fiquem atentos ao prazo de validade dos produtos, fiscalizem e denunciem em caso de venda ilegal de mercadorias. O telefone da vigilância em Cruz é o 3660-1617 ou procurar a ouvidoria na secretaria da saúde.

Fonte: Vigilância Sanitária de Cruz

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PLANTÃO DE POLICIA



ITAREMA


Na localidade de Alto Alegre/Almofala/Itarema o mototaxista José Elias Menezes, 23 anos, atropelou Francisca Manuela Sousa, 3 anos. Ele pilotava a moto de placa HYD 6878, evadiu-se, mas foi preso horas depois pelos policiais militares Francisco Rodrigues e Sandro e está recolhido à cadeia pública daquela cidade, já a garotinha veio a falecer ao dar entrada no hospital local. José Elias foi autuado nos artigos 302 (Homicídio culposo ) 305 (Fuga) e 309 ( pilotar sem a Carteira Nacional de Habilitação) do Código Nacional de transito.

CRUZ

Foi preso na localidade de Monteiros (Cruz) José Carlos Vieira, mais conhecido por Zé Gato, por tráfico de entorpecentes. Com ele a policia encontrou 40 g de cocaína, já dividida em seis trouxas prontas para a venda, o individuo está na cadeia de Acaraú.Segundo o delegado da regional de Acaraú, Dr. Flavio Novaes, ele foi enquadrado no Art. 33 da lei 11.343/2006.

Informações de Abelardo Martins.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Governo assina contrato para aquisição de ônibus escolares


O Governo do Estado assinou nesta sexta-feira, dia 13, às 11h30min, no Palácio Iracema, contrato com a Caixa Econômica para aquisição de 247 ônibus destinados, exclusivamente, ao transporte escolar dos alunos da rede pública na zona rural. Em 2009, serão adquiridos 100 veículos enquanto os demais estarão disponíveis em 2010. A ação representa um investimento de R$ 40 milhões, provenientes de um financiamento do BNDES. A iniciativa beneficiará inicialmente 22 municípios que aderiram ao Programa Caminho da Escola. Para incentivar a melhoria do transporte dos estudantes no interior, o governador Cid Gomes assumiu o compromisso de comprar e ceder até cinco ônibus escolares zero quilômetro para cada veículo adquirido pelo município por meio do programa federal.

Os novos ônibus virão com inovações para melhorar a trafegabilidade e o conforto dos estudantes. Terão ainda equipamentos de acessibilidade, com uma cadeira especial que poderá ser descida até o nível do solo para embarcar alunos com dificuldade de locomoção. Com isso, a porta do ônibus será mais larga, a fim de facilitar o manuseio da cadeira do aluno. Os ônibus também possuirão tacógrafo eletrônico e GPS, o que irá garantir maior segurança e permitir o controle do trajeto, dos tempos de percurso de paradas, de consumo e combustível.

Os 22 municípios beneficiados adquiriram veículos por meio do programa com recursos próprios ou financiamento pelo BNDES: Araripe, Bela Cruz, Cariré, Coreaú, Crateús, Barbalha, Croatá, Eusébio, Farias Brito, Horizonte, Independência, Iracema, Irauçuba, Itarema, Limoeiro do Norte, Mauriti, São Gonçalo do Amarante, Tabuleiro do Norte, Tauá, Ubajara, Uruoca e Viçosa do Ceará.

Em 2007, o Governo instituiu o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar cujo objetivo é oferecer aos municípios assistência financeira, em caráter suplementar, para a garantia da oferta do transporte aos alunos da educação básica pública, com prioridade para os residentes em área rural.

Ministro vem abrir Festival Internacional do Camarão

O ministro Altemir Gregolin (Pesca e Aquicultura) virá ao Ceará ainda neste mês. Segundo sua assessoria, ele abrirá, dia 26 próximo, na cidade de Acaraú (Litoral Oeste), o I Festival Internacional do Camarão.
O evento, apoiado por entidades da área e Sebrae, vai se estender até 29 próximo. Além de expor avanços do setor pesqueiro, o festival contará com o melhor da gastronomia cearense derivado de camarão, shows e oficinas de capacitação.
Também experiências de alguns países com a pesca do camarão serão apresentadas, segundo a organização.

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

domingo, 15 de novembro de 2009

CAMINHÃO DA COCA É ASSALTADO EM CRUZ


Foi assaltado nesta sexta-feira (13) um caminhão da distribuidora de refrigerantes Coca Cola. O assalto ocorreu por volta das 3 da tarde na localidade de Preá distrito de Cruz – Ce. Dois homens armados, ocupando uma moto, se aproximaram do veículo e anunciaram o assalto, rendendo o motorista e seus ajudantes, que foram obrigados a entregar o dinheiro, sendo amarrados depois. Um dos ocupantes do caminhão teve uma das mãos atingida por disparo, mas nada grave além do susto. Após concretizarem o roubo, os ladrões fugiram com destino ignorado. A quantia não foi revelada. Um bugueiro que passava na hora socorreu as vitimas que se encontravam bastante aflitas. Isso acontece devido a falta de um posto policial na localidade. A delegacia que existe fica em Cruz, distante 30 km de Preá. Existe apenas uma viatura para atender todo o município.


Fonte: Blog Cruz Online (Com Informações do Dr.Lima)

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ACARAÚ: Em dois dias três acidentes de moto


Na quinta feira dia 12, no cruzamento da Rua José Julio Louzada, com Trav. Benedito Pará, por volta das 6:00h da manhã, ocorreu uma batida envolvendo duas motos, segundo informações uma das vitimas passou por uma cirurgia e está na santa casa de Sobral em estado grave. Já a outra vitima teve escoriações leves.
Já nesta sexta feira dia 13, por volta das 5:30 da manhã na localidade de Macajuba em Acaraú, um verdureiro colidiu em um caminhão que estava estacionado na BR. A vitima teve morte instantânea.
Ainda nesta sexta, no final da tarde, ocorreu mais um acidente envolvendo motocicleta em Acaraú, prescisamente na localidade de Cauassu, uma moto com dois rapazes colidiu com uma moça que sofreu arranhões leves, já os motoqueiros se encontram no Hospital Dr. Moura Ferreira.

ACARAÙ: Réu foragido é condenado a 8 anos e 4 meses pelo tribunal do juri.


A Vara Única da Comarca de Acaraú, cidade localizada a 220 km de Fortaleza, condenou na ultima 4ª.feira (11/11), “Jailton Carlos Chaves ‘foragido” por homicídio. O condenado causou a morte de Tarcisio Batista de Oliveira Miranda, em setembro de 1998.
Com base nos artigos 121 do Código Penal, Jailton Carlos Chaves foi condenado a 8 anos e 4 meses de prisão, em regime fechado. A sentença foi proferida pelo titular da Comarca, juiz de Direito Cláudio Augusto Marques de Sales.
Conforme as informações do processo, o réu alvejou a vitima com um tiro no peito na saída de uma festa em um prédio escolar do bairro de Paulo VI, em Setembro de 1998. Testemunhas do caso afirmaram em depoimento no inquérito que Jailton tinha soltado piadas para a companheira da vitima, que não gostou e foi tirar satisfação e acabou sendo baleado com um tiro no peito. Apenas o Advogado do réu compareceu ao julgamento e Jailton Chaves continua foragido.
Além deste homicídio Jailton Carlos Chaves responde ainda por fuga, furto e dano conforme o site http://www4.tjce.jus.br/sproc2/paginas/sprocprincipal.htm do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.


Fonte: Blog do Jhonata adams

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Acusados de crime bárbaro em Acaraú são presos em Belém



"A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulga que os
acusados de acorrentar, torturar e matar a golpes de faca e foice o agricultor José Mac Alves da Costa, de 64 anos, fato ocorrido no perímetro irrigado do Baixo Acaraú (Zona Norte do Estado), foram presos no interior do Pará. A prisão dos irmãos Antônio Cleiton Araújo Costa (18) e Antônio Geovane Costa (23) ocorreu no dia 26 de outubro, no município de Garrafão do Norte (PA), enquanto o homicídio cometido por eles foi registrado no último dia 17, chocando os moradores pelos requintes de perversidade.

Os irmãos, que são paraenses, foram recambiados por policiais cearenses nessa quarta-feira (11) e se encontram recolhidos à Cadeia Pública de Acaraú, aguardando autorização para serem transferidos para Sobral, tendo em vista a grande repercussão que o caso teve na cidade.

A prisão dos acusados foi decretada pelo Juiz de Direito daquela comarca, Henrique Jorge dos Santos Falcão. Eles confessaram o crime em depoimento à polícia e aguardam agora o pronunciamento da justiça. Os irmãos paraenses foram trazidos ao Ceará pelo Delegado de Polícia de Bela Cruz, Fernando Menezes, acompanhado pelos policiais Manuel Jocélio, José Iran e Fabrício Silva, todos da Regional de Acaraú."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Setur apresenta proposta para ordenamento do trânsito em Jericoacoara


Após reunir-se , dia 8 de outubro, com o trade turístico de Jericoacoara para tratar de assuntos relacionados à saúde, segurança, saneamento e trânsito, o secretário do Turismo, Bismarck Maia, retorna à paradisíaca praia do litoral oeste cearense para discutir com a comunidade projeto de ordenamento do trânsito daquela localidade. A reunião acontecerá na quinta-feira, 5 , na sede do Clube dos Ventos, no final da tarde. Um representante do Detran fará a apresentação da proposta.
Segundo o Secretário, “ a melhoria da infraestrutura turística é uma prioridade nesta gestão e essa prioridade não está só no discurso. O ordenamento do trânsito na vila é uma necessidade e iremos resolver ouvindo a comunidade local. Queremos que a sociedade participe e esteja vigilante quanto a essas questões".
Na reuniào do dia 8 , Bismarck Maia apresentou ao trade turístico do Polo de Jericoacoara, as estratégias de desenvolvimento do Governo do Estado no setor de turismo para a região. O evento foi realizado na sede do Clube dos Ventos reunindo representantes do IBAMA, SEMACE, ADETUR , da APA da Lagoa de Jijoca,da Agência de Desenvolvimento Regional (ADRS), além de dezenas de empresários do trade turístico da região.
Após a apresentação, o Secretário abriu espaço para uma conversa sobre temas relacionados à melhoria do turismo da região. Para o empresário Ricardo Borges, foi uma forma inteligente de agir e uma excelente oportunidade a ida do Secretário a Jeri, para apresentar as ações governamentais e também para conversar com todos e reforçar as parcerias. “Foi muito bom mesmo que ele fizesse uma leitura dos nossos sentimentos. Ficamos felizes com a presença dele que nos trouxe a possibilidade de diálogo”, ressaltou Borges.

Carmen Inês
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Turismo do Estado
(85) 8732-2041/3101-4661

Assembleia vai ao Interior debater Orçamento 2010

A Assembleia Legislativa vai levar caravana par ao Interior com o objetivo de debater a proposta orçamentária estadual 2010. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira por membros da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, que elaborou um roteiro de encontros que vão começar a partir do próximo dia 10 por Aracati (Litoral Leste) e conclusão no dia 3 de dezembro em Tauá.

ROTEIRO

Maracanaú – 12 de novembro
Quixeramboim – 17/11
Redenção 19/11
Viçosa do Ceareá – 21/11
Acaraú – 23/11
Brejo Santo – 1º de dezembro.