quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Comportas são abertas no Acaraú

As quatro comportas do espelho d´água do Rio Acaraú foram abertas ontem em Sobral, município da Região Norte (distante 230Km de Fortaleza). Homens do Corpo de Bombeiros, acompanhados de integrantes da Defesa Civil, sob a orientação da gerência da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), iniciaram a abertura das comportas uma a uma até que toda água acumulada começou a escoar por todo leito do rio em direção ao mar.

Temendo uma inundação, moradores da Rua Benjamin, no bairro Pedrinhas, em Sobral, ficaram por toda a noite em sinal de alerta. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Jorge Trindade, um abrigo foi improvisado para que, em caso de inundação das residências situadas em área ribeirinha, os moradores possam ser removidos.
Por conta da mobilização para a abertura das comportas, o trânsito sobre a ponte Othon de Alencar foi fechado nos dois sentidos por mais de duas horas.
A notícia de que o rio Acaraú estava enchendo, levou uma multidão para o espelho d´água. Em cima da ponte ou nas margens do rio, a população acompanhava o trabalho de vazão do principal afluente da cidade.
 Fonte: Diario do Nordeste

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

falece ex-prefeito de Bela Cruz

Faleceu, ontem, pela manhã, o ex-prefeito de Bela Cruz, Gerardo Wilson Araujo. Nascido a 1º de julho de 1945. Filho de João Ambrósio Araujo e D. Raimunda Lopes Araujo. Iniciou seus estudos nas Escolas Reunidas de Bela Cruz, tendo como professora a senhora Maria de Lourdes Pinto. Em seguida, ingressou no Instituto Imaculada Conceição. Concluiu o 2º Grau, no Liceu do Ceará, em Fortaleza. Na juventude fundou o Grupo Musical – Os Simples – com os amigos Itamar Diogo e Airton Carvalho. Casado com a senhora Honorina Oliveira Araujo. Em 1982, foi eleito Prefeito Municipal de Bela Cruz.

Por vozes e lágrimas, o som da chuva, e de seus soluços, é escondido pela música triste. É escondido por um réquiem. Réquiem de despedida para ele. Réquiem saudoso para aqueles que já foram.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Projeto Leite Ceará começa com 8 hectares irrigados


Está livre de pedras o caminho do Projeto Leite Ceará, elaborado pela Adece e prestes a ser adotado pelo Ministério da Integração Nacional.


Sua viabilidade econômico-financeira é possível a partir do uso de uma área de 8 hectares, esclarece o presidente da Adece, Zuza de Oliveira.

Nas áreas de 50 hectares ou mais, será necessário o uso de pivôs centrais de irrigação.

Em 8 hectares, poderão ser produzidos 512 litros de leite; em 50 hectares, 3.196 litros.

O projeto pretende utilizar áreas ainda improdutivas dos perímetros irrigados do Dnocs para a produção de até 400 mil litros diários de leite.

Os perímetros escolhidos são os de Tabuleiros de Russas e o do Baixo Acaraú.

O diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes, vê com bons olhos a iniciativa da Adece. E o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, também.

Fonte: Blog do Egidio Serpa

Ceará abre debate sobre carcinicultura sustentável

Está em debate na Assembleia Legislativa um projeto-de-lei de iniciativa do Poder Executivo, tratando da instalação de empreendimentos de carcinicultura no Ceará.

O governador Cid Gomes deseja – se sua proposta for aprovada – incentivar a criação intensiva de camarão “em áreas de salinas, áreas de salgados, áreas de apicuns, áreas de restinga, em toda e qualquer área adjacente aos manguezais, rios, lagoas e dunas, respeitando as Áreas de Preservação Permanente (APP´s)”.

O projeto proibe criar camarão “em áreas de manguezais e em Áreas de Preservação Permanente”.

A proposta já provoca um duro debate que contribuirá para o seu aperfeiçoamento, e este é o desejo do governador.

A iniciativa é um passo importante para que o Estado do Ceará – respeitando todos os limites da legislação ambiental – viabilize os projetos já existentes de criação de camarão e os que, certamente, serão implementados por capitais de empresários cearenses ou não.

A carcinicultura gera muito emprego e renda. O Equador, país do tamanho de Alagoas, é o maior produtor e exportador latino americano de camarão; o Brasil, com 8 mil quilômetros de costa, produz muito pouco, quase nada.

O Ceará tem 570 quilômetros de litoral, e em partes dele – como Aracati, Fortim e Acaraú – a carcinicultura tecnificada já foi testada com êxito.

Os empreendimentos frustrados foram os que desrespeitaram o meio ambiente.

Fonte: Blog do Egidio Serpa


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

JUAZEIRO DO NORTE TEM NOVO PREFEITO

O ex-presidente da Câmara, José de Amélia (PSL), assumiu na tarde de segunda-feira (10), a prefeitura de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. Mesmo não tendo acesso à sala do gabinete, o novo prefeito reuniu vereadores e a imprensa na sala de reunião para se pronunciar.


No discurso, falou que seu maior propósito era solucionar os problemas da cidade e fazer com que 92% da população decepcionada com o antigo prefeito, Manoel Santana (PT), volte a acreditar na administração de Juazeiro do Norte. Afirmou, ainda, que suas primeiras ações como novo prefeito serão demitir os mais de 1200 funcionários com cargos comissionados e comunicar aos bancos parceiros a situação financeira do Município.

O secretário de Segurança de Juazeiro, Claudio Luz, único a se pronunciar pelo ex-prefeito, esclareceu que a Procuradoria do Município oficializou a posse de José de Amélia e pediu um tempo para que o ex-prefeito retire seus pertences da sala, sendo este o motivo pelo qual o gabinete se mantém fechado. Santana avisa que recorrerá das ações.

PILICIAIS NÃO PODEM ATIRAR PARA ADVERTIR

O Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, decidiram que as forças de segurança não poderão mais dar tiros de advertência, nem disparar contra carros que furarem blitz ou pessoas que estejam fugindo da polícia.

Ainda segundo as normas, os policiais não poderão mais apontar armas para as pessoas durante abordagens nas ruas. Os disparos só devem ocorrer se houver ameaça real de lesão ou morte. As normas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (3).