quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ceará abre debate sobre carcinicultura sustentável

Está em debate na Assembleia Legislativa um projeto-de-lei de iniciativa do Poder Executivo, tratando da instalação de empreendimentos de carcinicultura no Ceará.

O governador Cid Gomes deseja – se sua proposta for aprovada – incentivar a criação intensiva de camarão “em áreas de salinas, áreas de salgados, áreas de apicuns, áreas de restinga, em toda e qualquer área adjacente aos manguezais, rios, lagoas e dunas, respeitando as Áreas de Preservação Permanente (APP´s)”.

O projeto proibe criar camarão “em áreas de manguezais e em Áreas de Preservação Permanente”.

A proposta já provoca um duro debate que contribuirá para o seu aperfeiçoamento, e este é o desejo do governador.

A iniciativa é um passo importante para que o Estado do Ceará – respeitando todos os limites da legislação ambiental – viabilize os projetos já existentes de criação de camarão e os que, certamente, serão implementados por capitais de empresários cearenses ou não.

A carcinicultura gera muito emprego e renda. O Equador, país do tamanho de Alagoas, é o maior produtor e exportador latino americano de camarão; o Brasil, com 8 mil quilômetros de costa, produz muito pouco, quase nada.

O Ceará tem 570 quilômetros de litoral, e em partes dele – como Aracati, Fortim e Acaraú – a carcinicultura tecnificada já foi testada com êxito.

Os empreendimentos frustrados foram os que desrespeitaram o meio ambiente.

Fonte: Blog do Egidio Serpa


2 comentários:

  1. Dentro em breve acreditamos que Tucuruí sera um grande exportador de camarões!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da iniciativa do projeto esta falndo um olhar mais comprometido enquanto aos investimentos destinados ao município pois tem capacidade de tornar-se um imenso parque aquícola, visto que despõem de um lago rico por exelência.Falta porem investimento financeiro comprometido dos orgãos competentes:legislativo e judiciario.

    ResponderExcluir