sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Conflito de terra gera audiência em Cruz

Uma reunião, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais deste Município, tentou por fim a um conflito existente entre assentados e representantes e ex-representantes da Associação Comunitária de Lagoinha/Solidão.

O encontro, que contou com representantes de órgãos governamentais do Estado e moradores dessas localidades, tinha como principal objetivo apurar as denúncias encaminhadas à Ouvidoria da Agronomia Nacional. De acordo com as informações formuladas pelo ex-tesoureiro da Associação, Antônio dos Santos de Oliveira Lima, desde quando foi criado o assentamento, há cerca de 15 anos, estaria existindo o desvio de recursos, expulsão dos assentados, falsificação de documentos, venda de 253 hectares da propriedade, entre outras. "A diretoria responsável pela captação de recursos estava, durante todo esse tempo, praticando uma série de irregularidades, e, só agora, depois que eu encaminhei documentos para a Presidência da República e os órgãos responsáveis pela fiscalização, denunciando o caso, é que eles resolveram apurar", disse Lima.

Para o engenheiro agrônomo da Ematerce, João Gomes de Assunção, que coordena a Unidade Técnica do Projeto Crédito Fundiário na Secretaria de Desenvolvimento Agrário, situação como essa tem acompanhamento pelo Governo do Estado e por pessoas com experiências em resolver problemas de conflitos no Estado. "Em todos os municípios do Ceará desenvolvemos esse trabalho, cujo objetivo é esclarecer dúvidas e, se possível, punir os responsáveis por esse tipo de situação", disse Gomes Assunção.


Fonte: Diario do Nordesre

Nenhum comentário:

Postar um comentário