segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Foi sucesso total o II Festival Internacional do Camarão da Costra Negra em Acaraú



Foi sucesso total o II Grand Shrimp Festival, o 2º Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, realizado entre os dias 12 e 14 de Novembro.



O segundo FESTIVAL DO CAMARÃO, Grand Shrimp Festival, foi pela Associação dos Carcinicultores da COSTA NEGRA – ACCN e reuniu mais uma vez especialistas brasileiros e internacionais. Chefs de várias partes do mundo se encontraram no litoral oeste cearense para se qualificar, trocar experiências ou simplesmente saborear o melhor camarão brasileiro.

O evento mais uma vez foi realizado na Fazenda Cacimbas, em Acaraú, com o objetivo de realizar um festival gastronômico e um encontro científico de abrangência internacional. Com base no sucesso da primeira edição, o presidente da Associação dos carcinicultores da COSTA NEGRA, Livino Sales, está otimista. “Eu espero que o Festival Internacional do Camarão se transforme no maior do mundo. Seja na parte técnica com workshops e palestras, como também na gastronomia. Estamos querendo mostrar o que tem de melhor no setor, e assim estaremos na dianteira da carcinicultura e no turismo da região também.”

O evento contou com a participação de renomados chefs de várias partes do mundo, além de técnicos especializados no processo de cultivo de camarões marinhos em cativeiro, mercado internacional de produtos pesqueiros, avaliação e gestão ambiental. Foram realizadas oficinas, mesas redondas e workshops.

Este ano foi entregue o troféu de homenagem especial aos chefs Gissur Gudmundsem, presidente do WACS- Word Association of Chef´s Societies, e Brian Cotterill, Co-presidente da BFC.

No seminário foi possível perceber que o camarão é um ingrediente utilizado desde os sofisticados risotos e crepes aos tradicionais pratos “alho e óleo”. E são muitas as opções. Os sabores tropicais e exóticos, com temperos peculiares, agradam aos mais exigentes paladares.

Paralelamente ao Festival Gastronômico houve o II Encontro do Arranjo Produtivo Local de Carcinicultura do Litoral Oeste, cujo objetivo foi apresentar e discutir as inovações tecnológicas em procedimentos de manejo no segmento de larvicultura, na engorda e na indústria de processamento, que integram a cadeia produtiva do camarão cultivado voltada para o Arranjo Produtivo Local.

2º Festival Internacional do Camarão e o 2º Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste reúniram ainda workshops gastronômicos, praça de alimentação e programação cultural com atrações locais, nacionais e internacionais.

 confira tambem outras informações nos blogs do Erasmo Andrade e Jhonatan Adams.

Nenhum comentário:

Postar um comentário