segunda-feira, 19 de julho de 2010

Emancipar pode ser solução?

Dois distritos que fazem parte da região Norte do Ceará e que buscam gerenciar os próprios recursos e oferecer melhoria da prestação de serviços básicos são Juritianha e Aranaú, no Município de Acaraú. Juritianha, que foi criado pela lei municipal nº 732, de 14 de setembro de 1991, já aparecia na relação dos 19 escolhidos pelo critério populacional, viabilidades econômica e infraestrutura, enquanto Aranaú ainda teve que preencher alguns quesitos para receber parecer favorável e tentar ser elevada à categoria de Município.

Uma campanha foi iniciada antes mesmo do resultado final do processo ser convertido em decreto legislativo. Faixas e outdoors se espalham pelas ruas e por rodovias que dá acesso aos dois lugarejos. Mas um impasse criado por questões políticas e pelo fator econômico poderá dificultar na hora do plebiscito.

"Juritianha, que fica na divisa de Acaraú e Itarema, é um distrito onde se concentra a maior produção de coco da região. É lá onde também está instalada uma das usinas eólicas. Esses fatores poderão levar a maior parte da população a votar pela não emancipação", acredita o radialista Maurício Ontoni da Rádio Difusora do Vale Acaraú.

Por outro lado, os moradores de Juritianha estão em plena campanha para votar a favor, no processo de emancipação durante o plebiscito. Tomando esta decisão, a população se tornará favorável ao desmembramento do distrito de Acaraú, que após a apuração terá que aguardar mais uma etapa do processo: a aprovação e sanção pelo Governo do Estado.
 
Fonte: DN/ Blog do Erasmo Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário