sexta-feira, 16 de julho de 2010

Falta de urnas ameaça plebiscitos

A realização dos plebiscitos para a emancipação dos 30 distritos cearenses que querem se tornar cidades está ameaçada por falta de urnas eletrônicas. Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Gerardo Brígido, o órgão não possui estrutura suficiente para duplicar o número de urnas dos municípios-mãe cujos distritos desejam se desmembrar. A exigência de urnas específicas para votações que não tenham relação com o processo eleitoral é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O argumento é de que nada pode desvirtuar a unicidade das eleições.

Na última quarta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Domingos Filho (PMDB) – autor da lei que possibilita as emancipações –, chegou a afirmar que seriam instaladas duas urnas eletrônicas nas sessões eleitorais. Uma para votação nos candidatos a cargos majoritários e proporcionais, e outra para os plebiscitos. Entretanto, Brígido informa, por meio de sua assessoria, que ainda irá se reunir com o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, para garantir o envio de mais urnas para o Ceará. O encontro deverá ocorrer no início de agosto.

Mesmo assim, o presidente pondera que as dificuldades técnicas para garantir a realização dos plebiscitos serão grandes. Primeiro, porque nem tribunal nem o Estado poderão custear a compra de novas urnas, já que o texto da lei de emancipações afirma que os custos para a realização dos plebiscitos ficarão por conta da União. E mesmo que sejam feitas alterações nas regras, o TRE continuaria impossibilitado de adquirir os equipamentos, já que eles são fornecidos exclusivamente para o TSE.
 Fonte: O povo

Um comentário:

  1. Caro amigo, sou de Tamoios 2º Distrito de Cabo Frio - Rj, e estamos na luta pelo nosso processo de emancipação, gostaria se possivel que vc ou algun leitor seu me enviasse um email com informações sobre estes processos de emancipações que estão ocorrendo ai, vcs realmente vão ter em outubro de 2010 eleições plebiscitárias? com ou sem votação no municipio mãe? e depois qual será o próximo passo? pelo que sei, extrema de rondonia se emancipou apenas no papel, e esta aguardando a pec 13 ser votada, fico no aguardo.

    Alan do Chaparral.
    meu blog pessoal; http://blig.ig.com.br/alandochaparral
    email alantamoios@ig.com.br

    ResponderExcluir